PROJETO URBANISMO

Viçosa

Ficha técnica
+ Informações

Contratante: Concurso Público – Prefeitura de Viçosa
Local: Viçosa, MG
Data do projeto: 2017
Área: 5.120 m²
Coautoria: Joseana Costa e Nara Grossi
Imagens: Nando Peres

O projeto para requalificação da Praça Silviano Brandão busca trabalhar com neutralidade e simplicidade formal. A porção central da Praça, que tem como ponto focal a Igreja, será mantida livre, para uma ocupação mais espontânea. A vocação das testadas norte e sul foram identificadas e então setorizadas para usos diferenciados e complementares.
A Rua Benjamim Araújo, que já possui uma espécie de boulevard configurado pela sequência de árvores de grande porte no passeio, receberá um reforço de área verde. Já a proposta para a testada da Rua Virgílio Val é a implantação de uma nova estrutura metálica, esbelta, com modulação de 2,5×2,5 metros, trazendo uma generosa área de sombreamento. A modulação permite a flexibilização entre as áreas cobertas e descobertas, construindo assim um novo espaço de diferentes incidências de luz e paisagismo, potencializando as possibilidades de ocupação. A estrutura abrigará ainda sanitários, banca e ponto de táxi.
Parte dessa estrutura se desloca da rigidez da malha, avançando em uma série de pórticos de forma a criar movimento nas visadas da praça. Peças de iluminação lineares estão dispostas na parte superior dessa estrutura, avançando embutidas pelo piso, o que oferece unidade e dinamismo ao percurso. Assim, o desenho de luz proposto para o espaço segue a lógica da linearidade, ora na cobertura, ora no piso e nos bancos.
O piso, em calçada portuguesa, será mantido, com algumas supressões para inserção de faixas gramadas. A vegetação rasga as linhas do calçamento, inserindo assim novas jardineiras que contribuem para aumentar a área permeável, sem perder a organização e a linearidade do desenho preestabelecido. Bancos e mesas foram dispostos próximos às árvores e aos rasgos de iluminação do piso, enquanto pequenas jardineiras serão dispostas na base da estrutura metálica, de forma que a vegetação ocupe a estrutura e se distribua ao longo da malha da cobertura.